Fachadas Cortina - Manutenção

Uma vez que o alumínio é o material mais utilizado no fabrico de Fachadas Cortina, falar de manutenção do alumínio é impróprio, uma vez que este metal mantém inalteradas as suas propriedades ao longo do tempo.  Todavia, quando se fala em manutenção das Fachadas Cortina, fala-se sobretudo em limpeza. As operações de limpeza têm a finalidade de repor a superfície no seu aspecto inicial. É fundamental, na fase de projecto, prever, para a futura manutenção, um sistema de bailéus em cima do terraço que permita um fácil acesso à superfície da fachada.

 

A frequência das operações de manutenção depende de factores locais, a forma, da quantidade de pó e resíduos poluentes presentes. Na presença de grandes áreas envidraçadas, é muitas vezes necessário intervir frequentemente.  A água deve ser utilizada em abundância com, eventualmente, a ajuda de detergentes neutros (nem ácidos, nem básicos) para não danificar a pintura, os silicones e os vedantes de borracha.  No caso de limpeza de sujidade muito resistente aconselha-se a aplicação de uma massa ligeiramente abrasiva, ou panos macios humedecidos de gasolina e pó de pedra-pomes muito fina. Contudo, a utilização de produtos abrasivos deve ser sempre ensaiada sobre partes escondidas da fachada. Todas as operações de limpeza de uma fachada devem ser realizadas com a temperatura máxima de 20º e sem a exposição directa ao Sol, por isso os meses de Março, Junho e Outubro são os mais indicados.

 

Não devem ser utilizadas máquinas a vapor nem com jacto de água de forte pressão. Para evitar infiltrações é aconselhável que o jacto de água seja dirigido de forma correcta na fachada, ou seja de cima para baixo.

É também muito importante efectuar controlos periódicos do estado de conservação dos elementos de fixação (quando acessíveis) das estruturas portantes da fachada e dos silicones estruturais.

 

Fonte: FACCIATE CONTINUE – Una Monografia – Itália 1990 - Editora Tecnomedia/Reed Business Information Spa